Lição 037.13 – Deus é soberano!


Semana de 30.09 a 05.10.2013

"Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.” (Mateus 7:21)

Neste mês de Setembro a VONTADE foi o tema que o Espírito Santo trabalhou em nossas vidas e quantas coisas, atitudes, entendimentos e relacionamentos foram transformados e renovados em nossas vidas.

Nesta célula, concluiremos este mês apontando para soberania de Deus.

A soberania de Deus é inegável e Sua vontade é a que prevalecerá! Deus se chama DEUS! Seu nome expressa Sua soberania.

Você pode tentar rejeitar, se opor ou lutar, mas Deus é vencedor SEMPRE nestas disputas e Sua vontade prevalecerá.

O maior inimigo de Deus é a dureza de coração ou a VONTADE diferente da VONTADE de Deus. Viver fora da vontade de Deus, nos desvia da rota dos céus.

Jesus disse que entrará nos céus aquele que fizer a vontade do Pai, assim precisamos em primeiro lugar entender, aceitar e abraçar a soberania de Deus como o melhor para nossas vidas.

Há um plano sendo executado para que você acesse o Reino dos Céus que fala do futuro, mas também do presente.

Hoje nós podemos ter acesso ao Reino dos Céus através de Jesus Cristo e fazer a vontade de Deus lhe garante o acesso ao Reino. Tendo acesso ao Reino, suas orações, sua vida, seus alvos são marcados com o selo real.

Deixe sua soberania e se coloque sob a soberania de Deus. Como você tem decidido sobre seu tempo, dinheiro, reações, relacionamentos, alvos e etc? Deus é soberano em todos estes temas e Sua vontade lhe dará a marca real.

Podemos ter o discurso do Rei, mas fazer sua vontade lhe marca com realeza e hoje Deus quer marcar sua história com Sua realeza e soberania.

Acesse o Reino através de Jesus Cristo! Abra seu coração e receba Seu amor para limpar seus pecados e aceite a vontade de Deus e não mais as suas vontades.

Deus o abençoe,

Ap. Mizinho (seu pastor)

AVISOS:
. Todas as segundas intercessão às 19h
. 05/10 – sáb 19h30 – Aniv. Ig. Águas Mooca (c/roupas de honra)
.  18/10 – sex - 20h - Rd Casais (traga prato de salgado e bebida)
. 19/10 – sáb - 19h30 – Culto Seekers
. 26/10 – sáb – Festa dos Tabernáculos – Ig. Águas Sede
. 24/11 – dom 18h – Batismo nas Águas (procure Pra. Rosana)

Lição 036.13 – Vontade de conquistar!


Semana de 23.09 a 28.09.2013

"Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como naquela época.” (Josué 14:11 NVI)

Quantos anos você acredita que irá viver? Qual é o seu tempo ainda nesta terra? O que ainda eu tenho que conquistar?

Existem inúmeras perguntas sobre o futuro e acerca das coisas que são possíveis de serem feitas e conquistadas.

Este texto de hoje fala sobre um homem chamado Calebe que tinha dentro dele uma vontade sobrenatural de conquista. Este homem era um dos doze espias enviados a espiar a terra e por ele e mais um (Josué) veio o relatório favorável a Moisés de que eles iriam conquistar a terra prometida.
Para compreender é necessário ler entre os versículos seis a treze do capítulo 14 de Josué, uma incrível história de vontade de conquistar uma terra, de correr atrás de uma promessa feita por Deus, de buscar aquilo que se tem por meta não importando a idade.

1. Você acha que não tem mais idade?
Um dos grandes enganos da atualidade é acreditar que somente pessoas mais novas são obstinadas e tem vontade de conquistar. A impulsividade não é sinônimo de vontade, mas existe uma certa confusão entre os termos.
O jovem tem algo de sua natureza, pois eles têm força que é dá idade, é do metabolismo, é da condição humana, mas isto não é da condição divina, porque esta está bem descrita em Isaias 40:38 a 31
"28 Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável. 29 Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. 30 Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; 31 mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam."

Vontade é o nome dado à capacidade de uma pessoa agir com intencionalidade definida.
Calebe tinha esta intenção porque ele tinha algo dentro de si que confiava, cria, esperava no Senhor seu Deus aquele que lhe dava força.
Um homem que recebe uma promessa aos 40 anos (no mundo secular que estamos está no auge de sua condição física e capacidade mental), em tese tem total condição de conquistar qualquer coisa dentro dos próximos anos porque dali para frente é uma ladeira que se sucede. O ocaso está batendo a sua porta!
Como então uma pessoa mantem sua fé inabalável e firme por 45 anos de modo a expressar sua vontade no versículo base desta lição?
Esperar, confiar, crer que Deus te chamou desde o ventre de sua mãe para ser um conquistador, mas a vontade é sua!
Deus tem vontade de ter muitos filhos, mas qual é a sua vontade? Lembre que dez voltaram dizendo que não era possível conquistar a terra, não tinham nem vontade!
Não importa qual a sua idade, importa sim crer naquilo que Deus lhe prometeu e sair para conquista.

2. Você acha que não tem mais paciência?
Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo, deve-se lembrar que paciência é um dos Frutos do Espírito Santo, logo implica que o tempo que se tem com Deus deveria incrementar a paciência, certo? Errado, invariavelmente isto não acontece.
A constância é algo que esta ligada diretamente a um relacionamento saudável, se não se busca incrementar o relacionamento com Deus como é possível ter os frutos o Espírito?
Paciência é para jovens e velhos, não importa a idade importa sim o quanto se deposita em fé que Deus em sua infinita misericórdia, Ele haverá de conceder aqueles que o buscam tudo o que é necessário para se viver.
“O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.” Filipenses 4:19
Se algum fruto do Espírito Santo está faltando, peça a Deus que ele concederá! Calebe por conhecer ao Senhor de andar com Ele, de ver suas maravilhas antes de depois do deserto tinha certeza daquilo que Deus lhe concederia a conquistar, por este motivo tinha paciência para esperar o tempo do Criador não o seu tempo.
Sua vontade irá colidir com sua paciência, este teste acontece diariamente, muitas vezes na surdina, a falta de paciência irá querer levar a reboque sua vontade, ponha seu propósito no Senhor e espere, Ele vai suprir suas necessidades porque Ele é o Criador e provedor de tudo.

3. Você acha que não tem mais objetivos e metas a alcançar?
Então está na hora de voltar para Deus!
É duro de ler isto é até chocante, mas não é possível viver neste mundo sem objetivos e metas e mesmo que você acredite piamente que não tem mais nada a fazer, então aqueles que se consideram filhos de Deus que aceitaram Jesus Cristo como Senhor e Salvador e tem o Consolador em suas vidas devem no mínimo lembrar-se daquilo que foi falado por Jesus em Mateus 28:19 e 20:
“19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.”
Então voltando ao exemplo de Cabele! não importa sua condição, importa sua vontade de querer realizar aquilo que Deus já te falou que é seu por direito que está nas regiões celestes, somente esperando pelo tempo de Deus e pela sua vontade de conquistar.
A guerra diária existe sim, mas cabe decidir entre dois:
. Vencer porque já está ganha em Cristo Jesus ou
. Esconder atrás de justificativas humanas
Qual será sua escolha?
Escolha, decida por ter a mesma vontade de Deus porque tudo é dEle, inclusive sua vida, mas sua é a vontade!

4. Respondendo as perguntas do inÍcio:
Quantos anos você acredita que irá viver? Indefinidamente! Afinal temos a certeza da esperança, temos a eternidade, temos a condição que Deus nos criou e soprou folego de vida em nós que jamais se acaba, então sempre teremos algo para conquistar!
Qual é o seu tempo ainda nesta terra? Deus sabe, Ele tem todos os nossos dias escritos, se descansarmos e confiramos em sua palavra e principalmente praticamos aquilo que temos como mandamento este tempo será sempre maravilhoso não importa o quão extenso ele possa ser!
O que ainda eu tenho que conquistar? Tudo! Você ainda está vivo, ainda produz (nem que seja CO2), enquanto houver objetivo, enquanto houver vontade nada é impossível ao que Crer!

5. Finalizando
Você faz diferença onde você passar! Você tem a marca do sangue de Cristo em sua vida, aquele que nos lava de todo o pecado e que nos deixa mais alvo que a neve.
Deus já fez tudo para você, deu Perdão, Salvação, Libertação e a sua Benção, você é o vencedor tenha vontade de ser isto!
Você é o Calebe desta geração, porque esta é a sua geração, não importa sua idade importa a sua vontade.

Deus o abençoe,

Pr. Luis Santana - Igreja Águas Mooca

AVISOS:
. Todas as segundas intercessão às 19h
. 28/09 – sáb 19h30 – Culto Seekers - Entrada franca
. 28/09 – sáb 15h – Chá de Mulheres – sede – R$ 10,00 c Helena
. 24/11 – dom 18h – Batismo nas Águas
. 05/10 – sáb 19h30 – Aniversário Ig. Águas Mooca c/Roupas de honra!

Lição 035.13 – Estou sem vontade!


Semana de 16.09 a 21.09.2013

“E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai.” (Marcos 14:34)

Nossa vontade de sempre altos e baixos. Vivemos tempo cheios de vontades e inexplicavelmente tempos sem a mínima vontade.

Nosso coração, sentimentos e emoções precisam de cuidado, não podemos ignorar nossas necessidades emocionais e nossos sentimentos.

Através destas vontades andamos ou paramos! Por isso é tão importante cuidar, pois até inimigo declarado nossa alma tem.

Jesus, no texto acima demonstrou que estava sem vontade e tomado por uma tristeza muito forte. Esta tristeza, muitas vezes quer nos tomar também.

Se você tem sentido esta tristeza e já declarou: “Estou sem vontade!”, precisa apender o remédio, a solução e o modelo de transformação deste cenário em sua vida.

Jesus neste cenário, se afastou e foi orar e hoje é tempo de você se afastar e orar.


“E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora.” (Marcos 14:35)

Duas atitudes: AFASTAR e ORAR.

Afastar, não fala de abandonar ou de desistir. Abandonar e desistir são fugas da alma, respostas de fragilidades dos sentimentos. Mas afastar fala de ficar AO LADO da situação, do contexto, da dor ou do problema.

Ficamos tão envolvidos com a dor ou problema que viramos o problema, somos o problema e não conseguimos a mente disponível para ouvir, pensar ou enxergar a saída.

Orar, fala de buscar Deus, refletir, abrir seu coração, se submeter a soberania e sabedoria de Deus para suas dores, problemas e tristezas. Ele SEMPRE tem resposta para todos os tempos e cenários de nossas vidas.

O  apóstolo Paulo disse: “Aquele que começou a boa obra vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.” (Fp 1:6)

O remédio que Jesus mostrou para o cenário “sem vontade” foi afastar e orar.

Estamos diante de uma semana para se afastar e orar: Encontro e Retiro. Não deixe de entrar neste remédio e tratamento de Deus para sua vida.

Deus te abençoe.

Mizinho (seu pastor)

AVISOS:
. 20 a 22/09 – Enc Deus e Retiro R$ 95,00 – inscrições com Dca. Silvana
. Todas as segundas intercessão às 19h
. 28/09 – sáb 19h30 – Culto Seekers
. 28/09 – sáb 15h – Chá de Mulheres – sede – R$ 10,00 c Helena
. 24/11 – dom 18h – Batismo nas Águas
. 05/10 – sáb 19h30 – Aniversário Ig. Águas Mooca