Lição 035.14 – Livres da mágoa!


“Longe de vós toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria... Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também deus em cristo vos perdoou.” (Ef 4.31,32) 

Sentir mágoa é encher o coração com rancor, é alimentar-se do ódio, é viver prisioneiro da vingança.

As pessoas nos decepcionam e nós decepcionamos as pessoas. Os relacionamentos dentro da família, no  trabalho e até igreja, algumas vezes, se tornam tensos. Feridas são abertas na alma e mágoas se instalam no coração.
Amizades são rompidas, casamentos são abalados, relacionamentos sólidos são destruídos, o silêncio substitui as palavras de amor.

Quem se alimenta da mágoa não tem paz, não tem liberdade, não tem alegria, não conhece o amor, não tem comunhão com Deus, não pode adorar a Deus, nem tem prazer em trazer sua oferta ao altar.  Quem retém o perdão não pode orar a Deus nem receber dele o perdão.

“Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem” (Hb 12.15).

Nem toda mágoa é capaz de gerar problemas no relacionamento familiar, existem mágoas pequenas, que administramos sem maiores esforços, outras necessitam de uma atenção maior.

Esse terrível sentimento de amargura se instala no nosso coração e cria raízes trazendo perturbação para a alma e contaminação para os que vivem ao redor.

O caminho da cura da magoa é o perdão

O rei Davi orou pedindo a Deus para tirar a sua alma do cárcere “Tira a minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao teu nome.” Sl 142.7. A chave que abre a porta desse cárcere é o perdão. O perdão traz cura onde a mágoa gerou doença. O perdão traz reconciliação onde a mágoa gerou afastamento. O perdão traz alegria, onde a mágoa gerou tristeza e dor. O perdão restitui aquilo que a mágoa roubou. O perdão é a faxina da mente, a limpeza da alma.

A Bíblia nos orienta a termos cuidado para que as mágoas não se aprofundem em nós. “Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem” (Hb 12.15), o texto começa falando da graça de Deus, ou seja, ela é o fator mais importante no perdão, pois a graça é a manifestação do perdão de Deus por nós. A graça de Cristo nos capacita a perdoar e nos fortalece.

A mágoa é destruída com a prática do perdão. Normalmente o perdão é uma resposta a um pedido feito por quem errou, porém, uma pessoa magoada não deve permanecer refém da mágoa até que a pessoa que magoou lhe peça perdão.
Devemos praticar o perdão, liberar perdão espontaneamente, mesmo sem que a pessoa que nos magoou tome a iniciativa de pedir perdão.

O melhor exemplo que temos disso é do próprio Jesus. A Bíblia diz que Ele nos perdoou antes que pedíssemos ou merecêssemos: Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8).

Perdoar é zerar a conta. Perdoar é lembrar sem sentir dor. Perdoar é pagar o mal com o bem. É abençoar aqueles que nos amaldiçoaram. É fazer o bem àqueles que nos fizeram o mal. Perdoar é ser um vencedor, pois é vencer o inimigo. Perdoar é ser livre, é viver uma vida abundante. Perdoar é ter o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. O perdão é o caminho da cura das feridas. O perdão é a ponte de restauração e reconciliação das relações quebradas. O perdão é o remédio de Deus para os relacionamentos doentes.

Hoje é tempo de perdoar!
Hoje é tempo de pedir perdão!
Hoje é tempo de restaurar relacionamentos dentro da nossa casa e da igreja, para que possamos viver uma vida plena que agrada o coração de Deus!
Hoje é tempo de experimentar a liberdade do perdão!
Hoje é tempo de tomar posse da vida abundante que Jesus nos oferece!
Hoje é tempo de viver livre da mágoa!

Deus lhe abençoe!

Dca. Eliane Santiago – Igreja Águas Mooca

AVISOS:
. Todas as segundas intercessão às 19h
. 11/10 – sáb 19h30. Rd Jovens
. 09 a 11/10 – Seminário de Cura e Libertação (Inscr. Miss Ioná R$10,00)
. 31/10 a 02/11 – Encontro com Deus (inscr. Dca. Eliane)
. 15/10 – qua(20h) – Noite do Empreendedor
. 29/10 – qua(20h) Ap. Fabio Bertoni(Living Water Church) ministrando na Mooca

. 25/10 – sáb(18h) Festa Tabernáculos – Águas Sede (c/unção ministerial)
. 02/11 - dom(18h) - Rev. Vassilius - Missionário APEC Oriente Médio ministrando na Mooca

Nenhum comentário:

Postar um comentário