Lição 047.14 – Intimidade com Deus – Mergulhando nela!


“O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e nossas mãos apalparam – isto proclamamos a respeito da Palavra da Vida.” (1Jo 1.1-NVI)

João reconhecia de maneira incomum a presença de Jesus, tanto que ele se tornou o mais próximo de todos os discípulos, a ponto de reclinar a sua cabeça no peito dele. Ele entendeu que havia níveis no conhecimento de Deus. João sabia disso muito bem.

Este texto mostra quatro níveis, progressivos, do conhecimento de Deus: Ouvir, ver, contemplar e apalpar.

Quase todos, pelo menos no Brasil, já ouviram falar de Jesus, alguns já o viram, mas muito poucos o contemplaram. Ver AMADOS, não é a mesma coisa que contemplar. Ver indica uma ação rápida – “eu vi fulano passando na rua” –, contemplar indica uma ação contínua. Contemplar é sinônimo de ficar olhando. É o que você faz quando vê uma pessoa bonita. Os seus olhos são atraídos para ela. Na verdade, só existem dois motivos que o levam a contemplar alguém.
O primeiro é por que você achou a pessoa bonita, o segundo é pelo interesse na expressão dela. Se alguém está desabafando algo e chorando, você se interessa por aquilo que o rosto dela está expressando. Ou como quando você conversa com um amigo e fica olhando para ele só para ver como ele reage no decorrer da conversa.

O que tem ocorrido é que algumas vezes não temos valorizado o suficiente a presença de Deus, a ponto de querer contemplá-lo. Vemos as experiências com Deus muito mais como algo emocional do que como uma oportunidade de conhecê-lo melhor. Lembre- se: reconhecer também significa valorizar. Contemplar é algo que exige tempo. Indica convivência diária. Você pode ver alguém todos os dias, sem contudo, conviver com ele. Conviver significa: “contato diário ou frequente”. Não é falar com alguém uma vez ou outra, mas é gastar tempo com ela, frequentemente.

“Uma coisa peço ao Senhor e a buscarei, que eu possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida para contemplar a beleza do Senhor.” (Sl 27.4)

Não é só morar com Ele, é gastar tempo suficiente com Ele. João andava o tempo todo com Jesus e estava atento ao que Ele lhe falava, tanto que no seu evangelho tem muita coisa que nenhum outro tem. E era essa convivência, valorização e disposição de gastar tempo com Ele, que o levou ao próximo nível: o apalpar (o nível da intimidade).
Não limite Deus quanto à forma de ministrar a você, o que muda sua vida é a revelação de Deus, mas ela vem de formas variadas. Deus pode transformá-lo por meio da Palavra dele, da presença dele manifesta num momento de oração (mesmo que nada seja dito), ou mesmo pela revelação dele nas circunstâncias adversas. Aliás, é no meio das situações difíceis, dos montes que atravessamos, que Deus está saltando para nos encontrar. Esses momentos são muito importantes; porém, nós não estamos muito dispostos a passar por eles. Se você estiver passando por uma fase de tribulação, alegre-se, Deus está às portas para se revelar a você e tirá-lo dela.
São nestes momentos que Deus quer se revelar profundamente a nós. Antes de mudar as situações, Deus quer nos mudar por meio delas....
Deus se revela também através da oração. Você já reparou nos seus momentos de oração, que algo parece envolver o ambiente? A atmosfera parece mudar, o ânimo quente das preocupações recebe refrigério, a frieza espiritual recebe calor. Isto é a presença de Deus se manifestando. Algumas vezes, Deus não diz nada, mas só a Sua presença, já faz toda a diferença trazendo-nos fortalecimento para perseverar em obediência. Essa postura nos levará a mais intimidade com Deus.
Tanto a leitura e meditação na Palavra escrita, quanto a Palavra dita pelo Senhor na oração têm um efeito estrondoso na nossa vida.

CONCLUSÃO:
Chegou o tempo de silenciarmos as vozes humanas, a voz das nossas emoções, vontades e corrermos ao encontro do Pai. A voz do Senhor não é só para nos dar direção, mas para ministrar o que Ele sente por nós. Muitas vezes, ficamos muito tempo adorando a Deus e dizendo o quanto o amamos, o quanto Ele é importante para nós e não damos espaço para Ele dizer o mesmo. Sim, em muitas ocasiões Deus só quer dizer o quanto Ele o ama. Deixe-o fazer isso. Apenas deixe Deus amar aquele que Ele criou. Em todas estas formas variadas de Deus ministrar a nós, mergulhe na intimidade com Deus, essa é a vontade dEle para sua vida!.

Deus o abençoe com intimidade!

Miss. Ioná Ramos – Igreja Águas Mooca

AVISOS:
. Todas as segundas intercessão às 19h
. 01/01 – qui 20h Culto de primícia.
. 25/01 a 01/02 - JEJUM MINHA CASA TABERNÁCULO DE DEUS
. 10/01 – sáb 19h30 - JUMP SOCCER - inscrições Pr. Kleber
. 16/01 – sex 20h Rede de Casais - primeira Palavra para seu casamento em 2015.
. 17/01 – sáb 9h RAD NO PARQUE - inscrições Prs. Flávio e Erika 

. 21/01 – qua 20h - Noite de empreendedor - SEMINÁRIO DE ORATÓRIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário